sexta-feira, 20 de julho de 2012

Celebrações do dia!


No Japão, O-Bon, o Festival das Lanternas celebrando os Espíritos Ancestrais. Neste dia, limpavam-se as casas, os túmulos, as lápides e os altares. Sacerdotes e monjas visitavam as casas e os túmulos, recitando sutras sagrados. Para iluminar o caminho dos espíritos ancestrais de volta para suas casas, onde eram oferecidas fartas ceias, inúmeras lanternas e tochas eram acessas pelos caminhos. No dia seguinte, os espíritos voltavam para o além, acompanhados de pequenos barcos iluminados.

Comemoração de Pareskeva, a deusa eslava do amor e da sexualidade, associada à água, à saúde, à fertilidade e ao casamento. Devido a sua popularidade, ela foi adotada pela Igreja e transformada em santa.

Na Polônia celebrava-se, neste dia, Dodola, a deusa da chuva.
Na Lituânia, as antigas deusas do amor Prende e Vakarine, eram invocadas durante o Vainikinas, o festival anual dos namorados, também chamado de “A amarração das guirlandas”.

Dia de Santa Margareth da Antióquia, a guardiã das crianças, representada montada em um dragão e batendo no chão com seu bastão para atrair as chuvas, gesto ritualístico das sacerdotisas da Deusa.

Aniversário da profetisa grega Damo, filha dos filósofos Pitagóras e Theano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário