quinta-feira, 24 de maio de 2012

Celebração do Dia





Dia consagrado às Três Marias, as deusas celtas doadoras da vida, do crescimento e da morte/transmutação.

Celebração, na antiga Ibéria, das Mães Divinas, conhecidas com vários nomes, dependendo do lugar: Matres Aufaine, Brigaecae, Galaiac, Monitucinae ou simplesmente As Matronas ou Maters.

Reverencie a Deusa Tríplice, na forma de donzela, mãe ou anciã, de acordo com a manifestação correspondente a seu estágio de vida: juventude, maturidade ou velhice. Acenda uma vela - branca, vermelha ou preta - e invoque a Deusa, pedindo-lhe orientação e proteção para a fase atual de sua vida.

Celebração na Grécia do nascimento de Ártemis, a deusa da lua crescente e senhora dos animais, filha de Leto, antiga deusa da noite.

Na Trácia, comemorava-se Bendis, a deusa lunar guardiã da Terra e protetora dos animais, com procissões e corridas de cavalos.

Festival eslavo celebrando a deusa do amor e da sexualidade Lada, padroeira da primavera, do casamento, da harmonia tribal e das cerimônias.

Seus seguidores confeccionavam imagens de argila na forma de pássaros. Estas imagens eram untadas com mel e oferecidas à deusa, juntamente com seus pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário