sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mitologia em gotas!!!!Ninfas e os Místérios Eleusinos!!



As ninfas eram divindades dos rios, dos bosques, das florestas e dos campos formando uma grande categoria de deusas-espíritos naturais femininos. Ligadas à natureza e à terra, habitavam os lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas. Frequentemente participavam do séquito de divindades maiores, como Artemis, Apolo, Dionísio, Hermes e das tramas amorosas de Afrodite.

Representavam a fertilidade e eram amadas pelos deuses. Muitas delas tiveram filhos de deuses e mortais, tendo sua própria lenda. Elas eram mortais e suas vidas duravam tanto quanto a árvore, o lago, o bosque a que estavam ligadas e recebiam nomes especiais conforme o lugar que habitavam. Algumas eram determinadas a uma missão e outras eram incumbidas de proteger um elemento da natureza, especialmente a terra e as águas, sendo relacionadas aos Mistérios Eleusinos.
  • Epigéias eram protetoras da terra
  • Oréades eram protetoras das montanhas
  • Auloníades eram protetoras dos pastos
  • Napéias eram protetoras dos vales
  • Leimáquides eram protetoras das campinas
  • Dríades eram protetoras das florestas
  • Hamadríades eram protetoras das árvores
  • Melíades eram protetoras das árvores do freixo
  • Alseídes eram protetoras das flores e dos campos floridos
  • Efidríades eram protetoras das águas: Oceânidas, Nereidas, Náiades, rinéias ou Crinaias, Limnátides ou Limneidas, Pegéias e Potâmides.
  • As Erínias, Alecto, Tisífone e Megera tinham como missão principal perseguir e enlouquecer os culpados de crimes hediondos.
  • Íris personificava o arco-íris e tornou-se a mensageira de Zeus e Hera.
  • As Harpias, Aelo, Ocípete e Celeno, irmãs de Íris, eram entidades aladas e ferozes, que raptavam crianças e eram capazes de carregar os mortos.
  • Equidna era um monstro metade mulher - metade serpente que deu origem a outros montros como a Esfinge de Tebas e a Hidra de Lerna.

Os mistérios de Elêusis ou Eleusinos eram ritos de iniciação ao culto das deusas Demeter e Perséfone que se celebravam na região de Elêusis, localidade da Grécia próxima a Atenas. Eram os ritos mais importantes celebrados na antiguidade que foram assimilados no Império Romano e ainda podem ser notados em práticas iniciáticas modernas. Os ritos e crenças eram guardados em segredo, só transmitidos a novos iniciados.

Deméter e sua filha Perséfone presidiam os pequenos e os grandes mistérios e muitos desses mistérios ainda não foram totalmente desvendados. Os Mistérios Eleusinos celebravam o regresso de Perséfone que era marcado pelo regresso da vida à terra, da germinação das plantas depois do inverno. As sementes que ela trazia significavam o renascimento de toda a vida vegetal na primavera. Deméter, deusa da agricultura, era vista pelos iniciados como a mãe das almas e da inteligência divina.

Os sacerdotes de Elêusis ensinaram sempre a grande doutrina esotérica vinda do Egito porém revestida de encanto e beleza. O mito de Elêusis ainda se mantém vivo nas diversas escolas Iniciáticas; é a doutrina da vida universal que se encerra no simbólico grão de trigo de Elêusis, que deve morrer e ser sepultado nas entranhas da terra para que possa renascer à luz do dia, depois de abrir caminho através da escuridão em que germina.

O mito simboliza lançar sementes à terra e aguardar até que brotem novas colheitas, uma espécie de morte e ressurreição. No seu sentido íntimo, é a representação simbólica da história da alma, de sua descida na matéria, de seus sofrimentos nas trevas do esquecimento e depois sua re-ascensão e volta à vida divina.




Fonte:eventosmitologiagrega.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário