sábado, 29 de outubro de 2011

Comemorações Bruxisticas!!

Dia das Bruxas.

O dia das Bruxas se aproxima mas hoje, sábado, já pode ser considerado um dia dedicado às Bruxas. Se você fizer uma busca no google, há várias festas, rituais, convenções e workshops programados para o dia de hoje.


Dizem que bruxa é a mais antiga das religiões tanto que alguns a chamam de Antiga Religião. Mas etimologicamente, de onde vem esse nome que ao ser pronunciado, para alguns até as últimas décadas do século passado, soava como uma ofensa ?

Em francês, chama-se sorcière e deriva do latim vulgar sortarius, e do latim clássico sors, sortir que significa um método que diz o que vai acontecer, de adivinhação do destino. Em Alemão é Hexe e deriva do grego antigo aix, que significa cabra, uma referência ao mundo pastoril. Em espanho é Bruja e vem do termo ibérico bruix, do galego brux. Em ingles Witch parece vir dos celtas. Em grego é Stryx. Em italiano é Strega. Em irlandês é medicine ou cailleach.

O termo bruxaria, designa curanderismo e prática oracular, além de feitiçaria e magia. Para os chamados "bruxos", a bruxaria é o culto à Deusa. E nesse culto há dois princípios básicos: o respeito ao livre-arbítrio e a comunhão com a natureza.

Em algumas regiões do Brasil, o termo Bruxa é usado para designar uma mariposa grande e de cor escura. Talvez seja uma analogia à associação que se faz das fadas, como imagem feminina, às borboletas. A mariposa seria então uma fada mais velha com roupas escuras e hábitos noturnos. Uma bruxa.



Fonte:http://agendaesoterica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário