quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Abóbora Mágica.


Essa é a época do ano que a famosa Abóbora do Halloween entra em cena. Halloween, que acontece dia 31/10, é uma festa popular onde bruxas , monstros, vampiros e tudo o que é assustador fazem parte do "elenco".

Sua origem é meio controversa. Mas dentre as lendas, existe uma que diz que um homem chamado Jack, após morrer, não conseguiu entrar no Paraíso por ter sido muito sovina durante sua vida. E quando chegou às portas do Inferno, também lhes foram negadas porque enquanto estava vivo enganou o chefe do submundo.


Como não tinha para onde ir, teve que vagar na escuridão até o dia do Juízo Final. Mas conseguiu, por clemência, obter um carvão em brasa que para conservar sua luz o colocou no buraco de um nabo. Passou a ser chamado de “Jack da Lanterna”.

A idéia de usar o nabo nesse dia surgiu com os Celtas, na Irlanda. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, não encontraram nabos suficientes para reproduzir o efeito desejado. Optaram pela Abóbora, pois esta havia em abundância. A substituição foi feita e hoje ganhou o mundo.

Também há histórias que falam em Abóboras como máscaras. Pois as pessoas que precisavam sair à noite, durante o Samhain, festa celta que celebra a morte e o renascimento, a utilizavam. A máscara teria o poder de afastar os maus espíritos. E as Abóboras iluminadas também eram colocadas nas janelas em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.

Em algumas sociedades africanas, as sementes da Abóbora são associadas à inteligência. Mas também são tidas como um símbolo de abundância e fecundidade.


Para os Taoístas, é o símbolo da regeneração. O alimento da imortalidade.

Nas civilizações Asteca, Inca e Maia a Abóbora era parte da base da sua alimentação. Pois é um fruto rico em vitamina A, além de fornecer vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão.


O Halloween está próximo. É uma boa oportunidade para comungar com essa energia que contagia parte do mundo. Mesmo com enfeites horripilantes, a intenção é boa: afastar os maus.



Dica Magica!!
Faça uma receita de culinária com Abóbora e mentalize aberturas de caminhos e proteção para energias negativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário